terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ser Grande

                                          Photo by Jeffrey W. Hamilton
O que é ser grande pra você?

Recentemente, abri mão da oportunidade de ampliar as atividades do curso de inglês que dirijo.  Poderia ter ao menos tentado, mas, não..  Só a ideia de crescer de forma a perder o controle direto daquilo que leva o meu nome me assusta..

Fico pensando em grandes organizações, como por exemplo, a Globo, Casas Bahia, Avon, Gol Linhas Aéreas..  Caramba, como conseguem administrar um negócio com tantos funcionários?  E se esses não fizerem as coisas certas?  Será que essas empresas ainda conservam a cara de seus idealizadores?

Exatamente disso que tenho medo: de que o meu sonho perca a a minha cara.

Não me considero melhor do que ninguém.  Inclusive, tenho consciência de que se eu conduzisse um restaurante, uma loja de roupas, ou seja, algo não relacionado à Educação, a minha presença à frente dos negócios seria totalmente dispensável!..

Porém, sei que nasci pra ensinar.  Vejo isso nos olhos de meus alunos.  Pelo jeito de cada um, sei quem não entendeu, quem está desatento, quem está aborrecido, qual caso contar pra ‘acordar’ uma turma, o tom de voz pra atrair a sua atenção..  Parece que tudo isso me é tão inato.  Então, ouso achar que o que faz o meu curso especial é justamente o fato de eu estar presente em tudo.

Sinto-me feliz, sabia?  Parece que cheguei a um entendimento de mim mesma, a um ponto de autoconhecimento que me faz plena..  Sei exatamente o que quero, até onde quero ir..  E essa certeza parece ser o eu que precisava achar..

Só diante da chance de ser grande em termos numéricos foi que me veio tão claramente a convicção de que não é isso o que almejo.

Parece que Fernão Capelo Gaivota transcendeu mais um plano..

Não sei o que é ser grande pra você, mas pra mim, chegar à noite, e saber que o meu melhor foi feito, em cada pequena coisa daquele dia, me faz gigante!..
 Fernanda

2 comentários:

  1. Muito bacana a sua reflexão. Também penso assim. Certamente, neste momento, vc atingiu o maior de si mesma dentro do seu tamanho. Parabéns, vc se tornou grande! E isso não tem preço...
    bjs

    ResponderExcluir